Facebook Twitter Gplus RSS
Home Ouro Branco Ourobranquense Milton Dantas tem artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte, versão Online

Ourobranquense Milton Dantas tem artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte, versão Online

Prof. Milton Dantas

Prof. Milton Dantas

O filósofo e psicopedagogo, conhecido por nós ourobranquenses como Professor Milton Dantas. O mesmo há anos faz parte da coordenação da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, que engloba todo o estado do RN.

No Artigo, intitulado “O Caminho das Letras”, Milton faz um passeio sobre a experiência com as primeiras letras, em sua infância, refletindo sobre o caminho das letras percorrido pelas crianças de hoje.

Desde já, parabenizamos o professor Milton Dantas pelo brilhantismo com que trabalha com as palavras e idéias.

Confira o texto na íntegra:

O caminho das letras

Milton Dantas – psicopedagogo e coordenador Pastoral da Criança/Natal

Começo este escrito me lançando ao passado vivido como criança pobre e descobridora de caminhos pelas letras. Volto-me ao mundo imaginário dos sertões e busco neste imaginário vivido e revivido a origem de minha vontade de adentrar ao irrequieto mundo da leitura e da escrita que se faz a cada instante em que somos tocados pelo sopro da vontade de ser alguém num mundo definido como diversificado e, muitas vezes, de difícil tradução. Traduzimo-lo na medida em que nos lançamos nas descobertas e encontros de possibilidades que se nos apresentam como meios de real caracterização da vida em plenitude.

Assim, recordando o encontro com as primeiras letras, sinto de perto meus pais, quase que iletrados, lendo versos históricos de nossa literatura de cordel, em mesa, depois das refeições, momentos ímpares para uma boa troca de conhecimentos e construção de novos rumos para a família. Aquelas palavras soavam em mim como alimento que saciava a fome e me impulsionava a imaginar o mundo lido em consonância com o mundo vivido internamente. Soavam firmes trazendo de fora para dentro de nós mesmos algo vivenciado em história e ganhando rumos interiores para depois fazerem o turbilhão da construção de nossa própria obra. Como me sinto feliz! Tive aquilo que, hoje, tanto buscamos no mundo do crescimento e desenvolvimento da criança: dar oportunidades de conquistas. Coisa que poucos têm conseguido, mediante o conturbado espaço de vivência, principalmente de crianças pobres.

Como sabemos, a nossa entrada no mundo das letras começa muito antes da chegada aos bancos escolares. Desde o ventre materno, as cantigas, os sussurros, as massagens, os mimos traduzidos em palavras vão acariciando o nosso ser leitor e, posteriormente, escritor. Desde cedo, somos cobrados pelo alcance de indicadores de oportunidades para vermos o grau de alcance de conquistas. Principalmente no período dos 5 aos 6 anos de idade, cada criança precisaria ter em seu contexto familiar alguns destes indicadores: as pessoas da família têm oportunidade de ler para a criança? As pessoas da família valorizam e animam a criança a desenhar? As pessoas da família mostram ou convidam a criança a participar de suas atividades? A criança frequenta a pré-escola?

Estes são indicadores de oportunidades e conquistas que favorecem para esta idade a certeza de que esta ou aquela criança está, de fato, vivendo num ambiente capaz de fazer superar os obstáculos e permanecer íntegra. É um verdadeiro sentimento do brincar que faz apreender o mundo de maneira lúdica e possibilitadora de felicidade plena da criança.

O livro infantil possibilita à criança descobrir a verdadeira vocação às letras e construir seu mundo, pautada num estágio comparativo de letras ditas e realidade vivida por ela mesma. Ao ler ou ouvir alguém que lê, a criança consegue se estimular e fazer suas comparações, tendo, assim, possibilidade de imaginar e trazer à tona todo um senso de mistério e brincar com ele, proporcionando realização. A criança, de fato, apreende o mistério brincando com ele e isso lhe dá a firmeza de superação.

Livro é o mistério que se apresenta para cada criança, extraindo dela a essência do ser autora e nela promovendo a própria convicção de estar na história e sendo construtora de rumo novo.

Famílias! Sejam instrumentos de estímulo ao mundo literário. Sejam possibilitadoras de espaços de condução da vida feita em letras.

banner_sejanossoparceiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
3 Comments  comments 

3 Responses

  1. Sérgio Azevedo

    Acredite que Deus tudo pode a seu favor, a toda hora, em qualquer
    situação, e verá que o que semeou com tanto carinho, jamais
    deixará de dar bons frutos.

    Parabéns grande homem,

    Parabéns por ser um homem de Deus,

  2. Raimundo José de Sales Júnior

    Milton Dantas é uma grande pessoa e um grande intelectual.
    Parabéns pela publicação e pela reportagem

  3. MILTON VOCÊ É NOTA MIL, ME ORGULHO DE SER SUA CONTERRÂNEA.PARABÉNS.MIÚDA

© Blog do Lenilson Azevedo
credit